Grafitti Gigante com Mulher Negra propôe Reflexão

Uma mulher negracom a cabeça voltada para cima e o cabelo no estilo black power, com a inscrição no peito “Pode haver igualdade”. Em síntese, esta é a imagem de um grafitti gigante, com 400 m², que vem chamando a atenção das pessoas que passam pela Rua da Consolação, quase na esquina com a Avenida Paulista.

Trata-se do mais novo trabalho de Mauro Neri, conhecido como Veracidade – um dos precursores da arte urbana no país. Intitulada “Petra Veracidade”, a obra ocupa a empena “cega” do Edifício Cláudio, localizado na Rua da Consolação nº 2223. Neste trabalho, Mauro Neri quer chamar a atenção “para a representatividade que a mulher negra precisa ter na cidade”. O trabalho deve estar concluído no final de setembro.

Galeria a Céu Aberto – Vale ressaltar que o espaço onde foi pintado o grafitti, por muitos anos esteve ocupado por um anúncio enorme de uma marca de refrigerantes, quando não existia a Lei Cidade Limpa. Há na Câmara Municipal uma proposta para flexibilização desta lei, permitindo a volta dos anúncios em fachadas de edifícios.

Em contraponto, há um projeto de lei que propõe que diversos espaços da cidade sejam reconhecidos como “Galeria de Arte a Céu Aberto”, por conta do conjunto de arte urbana, sobretudo grafittis, no seu entorno.

Mauro Neri – Também conhecido como Veracidade, preto miscigenado com origem no Grajaú na periferia sul de São Paulo, brinca e desenha desde a infância. Já adulto, se descobre educador, muralista, artista plástico, grafiteiro e pichador. É formado em licenciatura em Artes Visuais, além de ter frequentado a Academia de Belas Artes na Itália. É corresponsável pelo encontro de graffiti Niggaz e pelos movimentos Imargem Cartograffiti e Infograffiti, projetos multidisciplinares que articulam os eixos temáticos arte, edu-comunicação, memória, meio ambiente e direito à cidade. Expõe nas ruas e instituições públicas e privadas em dezenas de cidades no Brasil e no mundo. Mauro Negri atua a partir das margens da cidade, produzindo na paisagem imagens de gente e de casas, escritas como conjugações com a palavra “ver” em percursos de acessos para além das fronteiras.

  

PINTURA DO GRAFITTI GIGANTE “PETRA VERACIDADE”

Artista: Mauro Neri, o Veracidade

Produção executiva: Kléber Pagú e Fernanda Bueno

Local: Edifício Cláudio, Rua da Consolação nº 2223, próximo à esquina com a Avenida Paulista.

Previsão de término: final de setembro