Programação Fevereiro CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil SP

CINEMA

Scorsese

Local: Cinema

06 de fevereiro a 04 de março de 2019

Retrospectiva dedicada à obra do diretor americano Martin Scorsese, considerado um dos mais influentes cineastas de todos os tempos e um dos maiores cineastas norte-americanos vivos. A mostra reúne 34 títulos, entre clássicos como TaxiDriver, Touro Indomável, Bons Companheiros, Cassino e Os Infiltrados, além de documentários e filmes do início de sua carreira. A programação inclui um curso sobre o diretor e um debate.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

EXPOSIÇÃO

Paul Klee – Equilíbrio Instável

Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

13 de fevereiro a 29 de abril de 2019

Quarta a segunda, das 9h às 21h

“Paul Klee – Equilíbrio Instável reúne pela primeira vez na América Latina mais de 100 obras do suíço Paul Klee (1879-1940). Preparada especialmente para o público brasileiro, a exposição conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista. Klee transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo, mas não cabe atribuir ao seu legado artístico nenhum em particular, tendo alcançado uma notável expressão pictórica própria, que reforçou seu papel central na história moderna da arte.  A curadoria é de Fabienne Eggelhöfer, do Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça.  A exposição é beneficiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Cateno e com patrocínio do Banco do Brasil e da BrasilSeg, uma empresa da BB Seguros.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

IDEIAS

Flexões Performáticas: Gênero, Número e Grau

Local: Auditório e cinema

09 e 10 de fevereiro

Sábado – Performances, 17h. Debate, 19h.

Domingo – Oficina, 11h

Flexões Performáticas tem por objetivo difundir a linguagem da performance por meio de apresentações inéditas de artistas convidados de diversas regiões do país. As apresentações são seguidas de debate e oficina, tendo como fio condutor os temas “Gênero, Número e Grau”, uma vez por mês, aos finais de semana. Neste mês, os artistas Carlos Mélo e Victor de La Roque apresentam-se dentro do eixo “Grau”, abordando a concepção de intensidade dentro da linguagem da performance nas artes visuais.     

Confira a programação completa no folder do projeto

Classificação indicativa: 18 anos

Entrada franca.

MÚSICA

“Grenze des Gestrig-heutigen” – Uma colagem musical com poemas e citações de Paul Klee para voz, bateria, teclado e eletrônica

Local: Teatro

13 e 14 de fevereiro

Quarta e quinta, às 13h e às 20h

Citações e poemas do artista plástico Paul Klee são a base inicial para a performance musical do duo suíço Les Simon e da compositora e cantora brasileira convidada Leandra Lambert.  Em “Grenze des Gestrig-heutigen”, através de técnica de desconstrução e sobreposição, os artistas experimentam e buscam uma tradução da obra de Klee (palavra e imagem) para a linguagem musical. Curadoria de Chico Dub. O show conta com apoio da Coincidência Intercâmbios Culturais, Fundação Pro Helvetia e do Consulado Geral da Suíça em São Paulo.

Classificação indicativa: 12 anos

PROGRAMA EDUCATIVO

Local: Térreo

1 a 28 de fevereiro de 2019

Quarta a segunda

Programa CCBB Educativo  – Arte e Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.

A partir de 13 de fevereiro as atividades do Programa CCBB Educativo dialogam com a exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

——————————————————-

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) ou pelo email ccbbsp.agendamento@gmail.com em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

——————————————————-

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos. E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Local: 1º andar

TEATRO

A Ponte

Local: Teatro

01 de fevereiro a 25 março de 2019

Sexta, sábado e segunda, 20h

Domingo, 18h

Sessões extras: 21 e 28 de fevereiro, quintas-feiras, 20h

Sessão com tradução em Libras: 22 de fevereiro, 20h

A Ponte, do dramaturgo canadense Daniel Maclvor, aborda a intimidade familiar de três irmãs separadas pela vida que se reencontram para enfrentar a morte iminente da mãe: Louise, a mais jovem, desconectada da sociedade e viciada em seriados de TV; Agnes, a irmã do meio, uma atriz falida que deixou sua cidade natal; e Teresa, a mais velha, uma freira que se isolou da família em um retiro religioso. Neste reencontro, as três vão acabar revendo seus valores, crenças e diferenças em busca da possível reconstrução de uma célula familiar há muito tempo fragmentada. Elenco: Bel Kowarick, Debora Lamm e Maria Flor. Direção: Adriano Guimarães.

Duração: 120 min.

Classificação indicativa: 12 anos.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo –SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h

ccbbsp@bb.com.br  |  bb.com.br/cultura  |  twitter.com/ccbb_sp  |

facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp