Programação Cultural de Abril do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/SP

CINEMA

18º Mostra do Filme Livre

Local: Cinema

De 27 de março a 22 de abril de 2019

Considerada a maior mostra de cinema brasileiro independente a Mostra do Filme Livre chega a sua 18º edição com o objetivo de exibir o mais completo painel da atual produção audiovisual independente nacional. Nascida no CCBB em 2002, desde então exibe curtas, médias e longas de todos os gêneros e formatos, promovendo também diversos debates sobre nosso cinema livre. Neste ano a Mostra faz homenagem ao cineasta mineiro Sylvio Lanna e realiza uma oficina de cinema em Super8. Confira a programação completa em www.mostralivre.com  ou no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

Programação gratuita

Vera Chytilová: A Grande Dama do Cinema Tcheco

Local: Cinema

De 24 de abril a 13 de maio de 2019

A mostra retrospectiva da cineasta tcheca Věra Chytilová exibe os principais filmes de sua filmografia, passeando por todos os momentos de sua celebrada carreira. Seus filmes, permeados por humor negro, crítica social e sátiras sobre o regime comunista, deram início ao que se chamou posteriormente de Nouvelle Vague Tcheca. Rebelde, feminista e crítica da sociedade contemporânea, Vera completaria 90 anos neste ano.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

EXPOSIÇÃO

Paul Klee – Equilíbrio Instável

Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

Até 29 de abril de 2019

Quarta a segunda, das 9h às 21h

A exposição reúne pela primeira vez na América Latina mais de 100 obras do suíço Paul Klee (1879-1940). Preparada especialmente para o público brasileiro, conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista. Klee transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo, mas não cabe atribuir ao seu legado artístico nenhum em particular, tendo alcançado uma notável expressão pictórica própria, que reforçou seu papel central na história moderna da arte.  Curadoria de Fabienne Eggelhöfer, do Zentrum Paul Klee, em Berna, na Suíça.  Esta exposição é beneficiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Cateno e patrocínio do Banco do Brasil e da BrasilSeg, uma empresa da BB Seguros.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

IDEIAS

Flexões Performáticas: Gênero, Número e Grau

Local: Auditório e cinema

13 e 14 de abril

Sábado – Performances, 17h. Debate, 19h.

Domingo – Oficina, 11h

Flexões Performáticas tem por objetivo difundir a linguagem da performance por meio de apresentações inéditas de artistas convidados de diversas regiões do país. As apresentações são seguidas de debate e oficina, tendo como fio condutor os temas “Gênero, Número e Grau”, uma vez por mês, aos finais de semana. Neste mês, os artistas Alex Hamburguer e Elilson apresentam-se dentro do eixo “Número”, abordando questões sobre corpo individual e corpo coletivo, na performance e na vida.

Confira a programação completa no folder do projeto

Classificação indicativa: 18 anos

Entrada franca.

MÚSICA

Festival Internacional de Harpas – IV SPHarpFestival

Local: Teatro

10 a 12 de abril – 13h e 18h

Série de concertos que há 13 anos reúne expressivos harpistas brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de popularizar a harpa no Brasil. O festival, reconhecido internacionalmente, traz em suas apresentações diversos tipos de harpas com ritmos que vão desde a música antiga até o heavy metal, passando por música japonesa a ritmos latino-americanos. Curadoria: Sergio da Costa e Silva.

Duração: 60 min. Classificação indicativa: livre.

Consulte a programação completa no site bb.com.br/cultura

Entrada franca mediante retirada de senha 1 hora antes do início das apresentações.

PROGRAMA EDUCATIVO

Local: Térreo

1 a 29 de abril

Quarta a segunda

Programa CCBB Educativo  – Arte e Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.

Até 29 de abril, as atividades do Programa CCBB Educativo dialogam com a exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

——————————————————-

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) ou pelo email agendamentosp@ccbbeducativo.com em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

——————————————————-

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos. E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Local: 1º andar

TEATRO

Vamos Comprar um Poeta

Local: Teatro

Até 31 de agosto

Sábado, 11h

No musical infantojuvenil “Vamos Comprar Um Poeta” a história se passa em uma cidade inventada, onde todos vivem uma vida materialista e absolutamente racional. Tudo corre rigidamente numerado, calculado e contabilizado, até que uma menina propõe ao pai a compra de um poeta, já que nesta cidade as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A partir daí, com a chegada do poeta – que não sai caro nem suja muito, como acontece com os pintores ou os escultores -, transformações estranhas começam a acontecer, como a observação da beleza e das borboletas e a valorização das ações desinteressadas e dos abraços afetuosos. Autor: Afonso Cruz. Adaptação: Clarice Lissovsky. Elenco: Letícia Medella, Luan Vieira e Sérgio Kauffmann. Direção musical: Ricco Vianna. Direção: Duda Maia.

Duração: 60 min.

Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos

O Pirotécnico Zacarias – Murilo Rubião 100 Anos

Local: Teatro

19 de abril a 24 de junho

Sexta, sábado e segunda, 20h

Domingo, 18h

A nova montagem do grupo teatral mineiro Giramundo aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação, integrando imagens reais e imagens pré-gravadas. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de compreensão da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor. Elenco: Companhia Giramundo Teatro de Bonecos e conta com direção de Marcos Malafaia Figueiredo e direção musical de O Grivo.

Duração:  70 min.

Classificação indicativa: 12 anos.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo –SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h

ccbbsp@bb.com.br  |  bb.com.br/cultura  |  twitter.com/ccbb_sp  |

facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp