O Verão chegou, saiba como se alimentar corretamente!

Nessa época do ano, a dica é priorizar a ingestão de frutas e sucos naturais, grandes quantidades de legumes e verduras e evitar a ingestão de alimentos ultraprocessados

A estação mais quente do ano chegou e com ela vêm o período de férias, viagens à praia, clube, passeios ao ar livre, altas temperaturas e o calor excessivo. Para aproveitar todo esse clima com segurança, o segredo é cuidar da saúde.  

A nutricionista do Hospital Dom Alvarenga, Evelyn Teixeira, explica que durante o verão, devido as suas altas temperaturas, o organismo tende a ficar mais lento, o que pode tornar a digestão um pouco mais devagar. “É importante evitar alimentos gordurosos e com pouca fibra, uma vez que podem ocasionar desconforto gástrico, constipação, dores e muitos outros problemas”, alerta a nutricionista.

Como nessa época do ano o corpo transpira mais e o metabolismo está trabalhando a todo vapor, segundo a nutricionista, deve-se priorizar a ingestão de frutas e sucos naturais, grandes quantidades de legumes e verduras, e evitar a ingestão de alimentos ultraprocessados.

Algo que deve ser levado muito a sério durante a estação mais quente do ano é a hidratação, alerta Evelyn. “Durante o verão, carregue sempre uma garrafa de água e, após qualquer atividade ao ar livre, dê prioridade para água de coco ou, então, sucos naturais. Eles irão repor os eletrólitos perdidos durante a prática esportiva e farão com que seu organismo continue a funcionar corretamente”. A especialista reforça, ainda, que refrigerantes e sucos industrializados não devem ser ingeridos para hidratar. Além de serem ricos em calorias, esses produtos não oferecem nutrientes e contêm alta quantidade de sódio, corantes e conservantes.

É importante também manter uma dieta balanceada, composta por frutas, legumes e verduras frescas que, durante o verão, são mais fáceis de encontrar na feira. Por esse motivo, aproveite a estação para desintoxicar o corpo e aumentar o metabolismo. “Frutas como melancia, abacaxi, pêra, pêssego e uva são opções excelentes para serem consumidas nessa época”, conta Evelyn.

A estação mais quente do ano é a principal responsável em desenvolver intoxicações alimentares, isso por ser o calor, o vilão da história. “Nessa época, os alimentos tendem a estragar mais facilmente, colaborando com o desenvolvimento e proliferação de bactérias responsáveis no aparecimento de doenças. Visto isso, evite alimentos como: maioneses, ovos cozidos, molhos, queijos e camarões”, alerta a nutricionista.

 Em relação às bebidas alcoólicas, Evelyn explica que quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior é a diurese, ou seja, a produção de urina. E, com isso, o corpo fica mais desidratado. “Por isso, esqueça aquela ideia de se hidratar na praia com uma cervejinha gelada. Ela faz mais mal do que bem.”

Torta caseira de legumes, atum ou frango com massa integral, sanduíches com pastinhas à base de vegetais, barrinhas de cereais, frutas, sucos naturais, água de coco, mix de castanhas e frutas secas, bolos caseiros simples, mini salgados assados de massa integral e sacolés caseiros são as opções de alimentos saudáveis e ideais para serem consumidos no verão, segundo a nutricionista do Hospital Dom Alvarenga.

“Vale lembrar que para transportar e armazenar seus alimentos, invista numa bolsa térmica e potes de plástico. Lembre-se sempre de levar saquinhos plásticos para recolher o lixo usado, preservando, assim, o meio ambiente”, finaliza Evelyn Teixeira.

Foto: Divulgação