Três Homens Baixos uma Comédia de Sucesso

Em 1995, frequentei, como aluno ouvinte, as aulas do dramaturgo, diretor e professor João Bethencourt na faculdade de Artes Cênicas da Uni-Rio. Em um dos encontros, João mencionou uma peça, então ainda inédita no Brasil, de autoria do norte-americano Edward Albee chamada “Três Mulheres Altas”. Achei o título curioso e resolvi escrever uma outra chamada “Três Homens Baixos”, com uma trama diferente da original.

Se na trama estadunidense, uma mesma personagem é desmembrada em três, na minha, três questões basilares do universo masculino vestem como luva os personagens Samuca, Ciro e Titi. Acabou saindo uma comédia de costumes bem aos moldes do teatro do João, que ele leu e aceitou dirigir em leitura dramática pública no teatro Villa-Lobos.

A partir daí, de boca em boca, a peça foi ganhando corpo e notoriedade, até vir a ser publicada na coleção Teatro Brasileiro organizada pela produtora mineira Soraya Handam. Ao ser lançada em livro na tal mencionada coleção com uma leitura festiva em São Paulo dirigida pela atriz Bete Coelho, o texto chegou ao conhecimento do diretor baiano Fernando Guerreiro, célebre por comédias como “A Bofetada”.

A peça estreou em 2001 em São Paulo com direção de Guerreiro e contando no elenco com os atores Gracindo Jr., Jonas Bloch e Herson Capri, ficando três anos em cartaz. Houve outras montagens posteriores, e até hoje vários atores já passaram pelo texto – seja nas leituras ou nas montagens. Entre eles, além dos já citados: Francisco Cuoco, Chico Tenreiro, Flávio Galvão, Rogério Cardoso, Antonio Calloni, Petrônio Gontijo, Tarcísio Filho, Marco Antônio Pâmio etc.

A peça tem uma fórmula de comunicação direta com o público, transformando-o numa enorme gargalhada do princípio ao fim. Vinte anos depois, algumas piadas envelheceram e foram devidamente retiradas da nova versão século XXI. Quase trinta anos depois, a peça continua viva, atual e divertida. Evoé.

Ficha Técnica:

  • Elenco – David Cardoso Jr, Paulo Coronato, Paulo de Almeida
  • Texto – Rodrigo Murat
  • Direção e Iluminação – Rogério Fabiano
  • Direção de Produção e Trilha Sonora – Gerardo Franco
  • Designer Gráfico – Splendore Splen e Rodrigo Scaglioni
  • Assessoria de Imprensa – Splendore Splen
  • Administração – Gerardo Franco
  • Produção – Franco Produções  e Tchesco Produções

TRÊS HOMENS BAIXOS

Teatro Bibi Ferreira

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 931 – Centro

Informações: (11) 3105.3129

Dia: De 10 a 11 de Junho 2023 – Sábado às 21h e Domingo às 19h 

Gênero: Comédia

Classificação: 14 anos

Valores entre R$ 50,00 e R$ 100,00

Vendas nas bilheterias e internet www.sampaingressos.com.br