Solo de Martha Meola faz apresentação no Teatro Vivo

Uma Mulher Só, de Dario Fo e Franca Rame, mostra sua atualidade e faz mais uma apresentação gratuita

Trancada em sua casa pelo marido, uma mulher se alegra com a chegada de uma nova vizinha, de quem se torna amiga e confidente. É a partir desse mote que se desenvolve o monólogo Uma Mulher Só, monólogo com a atriz Martha Meola que tem direção de Marco Antônio Pâmio. Depois de uma temporada pelo Sympla, a peça se apresenta no projeto Teatro Vivo em Casa, que tem a curadoria de André Aciolio. A apresentação única acontece em 31 de outubro, às 20 horas.

Uma Mulher Só já ganhou montagens com Denise Stoklos e Marília Pêra interpretando o papel desempenhado por Martha agora. Esse é o primeiro de uma coletânea de textos sobre a condição feminina, escritos e encenados em 1977 pelo casal Dario Fo e Franca Rame. Marco Antônio Pâmio tem vontade de, assim que os teatros voltarem, produzir uma série com todos esses textos e incluir essa montagem que estreia agora também, só que numa versão para os palcos.

Martha diz que a ideia para estrear o espetáculo surgiu da necessidade de produzir durante a pandemia. “Quando a quarentena chegou, não queria ser engolida pela inércia. Conversei com o Pâmio e, depois de algumas ideias, chegamos a esse texto”. Essa é a 4ª parceria da dupla. Pâmio e Martha já dividiram a cena uma vez como atores e essa é terceira vez que os dois estão em um projeto como atriz e diretor.

Após uma temporada direto da sala da casa de Martha, a peça se apresenta novamente de maneira digital, mas, dessa vez, no teatro Vivo. Com isso, o espetáculo ganha algumas adaptações para continuar funcionando online, porém, em um novo espaço, com mais recursos técnicos, por exemplo. “Estou num misto de felicidade por estar de volta aos palcos, mas ainda ansiando pelo momento que teremos plateia. A peça vai ganhar uma cara nova com algumas adaptações para o novo espaço e, junto com isso, vem toda uma curiosidade para esse resultado, como se tivesse estreando novamente”, explica Martha.

 

A comédia como facilitador

Martha e Marco buscaram um texto que tivesse uma leveza quando decidiram começar um projeto. Apesar de Uma Mulher Só trazer um tema pesado, ele o apresenta por meio da comédia. “Falamos sobre machismo, objetificação e violência contra a mulher, liberdade sexual, mas tudo por meio da comédia. O riso ainda é um dos melhores caminhos para se chegar à consciência”, comenta Martha. Em cena, sua personagem vê a possibilidade de experimentar um amor sem as amarras do machismo, com liberdade sexual, mas briga com preconceitos enraizados.

“Com todo o retrocesso que vivemos atualmente, vemos que o tema abordado ainda é muito atual e extremamente urgente. Estamos na quarentena, em uma época de isolamento social e ficar em casa é, de certa forma, estar em um refúgio de segurança. Porém, para muitas mulheres, o que deveria ser um abrigo e um lugar de conforto, é exatamente o seu maior risco”, afirma Pâmio. E Martha completa: “É função dos artistas jogar luz em cima desses temas e fazer as pessoas pensarem sobre eles”

Direção – Marco Antônio Pâmio. Interpretação – Martha Meola. Autores – Dario Fo e Franca Rame. Direção de movimento – Marco Aurélio Nunes. iluminação – Nicolas Caratori. Trilha Sonora Original – Gregory Slivar. Direção de arte – Raphael Gama. Operação de som – Alexandre Martins. Fotos – Ronaldo Gutierrez. Produção executiva – Marcela Horta. Direção de produção – Selene Marinho e Sergio Mastropasqua.

 

UMA MULHER SÓ

Apresentação única no dia 31 de outubro, às 20 horas.

Grátis.

Duração – 40 minutos (+15 minutos de debate após o espetáculo).

Ingressos – Grátis.

Resgate dos ingressos pelo perfil @vivo.cultura pelo Instagram na quinta-feira que antecede a apresentação.