O Teatro Ruth Escobar reabre em São Paulo

Reabertura de um dos símbolos culturais de São Paulo – o Teatro Ruth Escobar.

Em 1963 foi inaugurado o Teatro Ruth Escobar, de propriedade da atriz Ruth Escobar, que, graças ao apoio obtido junto à colônia portuguesa, conseguiu levantar um admirável complexo arquitetônico, voltado para a realização de atividades culturais de todas as espécies.

33 anos depois, em 1997, a APETESP – Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo dá início ao processo de compra deste equipamento teatral, evitando que o mesmo caísse em mãos da especulação imobiliária, em virtude da grave crise econômica pela qual passava o país.

O tempo passou, com altos e baixos, num país tão difícil de fazer cultura e, em 2020, as portas do Teatro Ruth Escobar se fecharam…e, ali na frente, onde o teatro sempre destacou placas de grandes espetáculos teatrais, colocaram a faixa de “vende-se” ou “aluga-se” !

Todos ficaram chocados. Quase virou uma igreja. Além da terrível pandemia , a crise financeira brasileira tinha se instalado naquele espaço.

Felizmente, este espaço não foi alugado e nem vendido e, apesar do pouco recurso financeiro que chegou até a APETESP , aquele local que sempre foi palco de resistência novamente abriu as portas. Agora, com a administração de Fernando Lyra Jr., produtor, autor e ator que se juntou a Associação de Produtores.

Assim, no próximo dia 17/07, o Teatro Ruth Escobar, esse marco cultural de São Paulo, reabre suas portas, para alegria de todos nós paulistanos, com shows de Stand Up´s e espetáculos infantis.

Fica, mais uma vez, a certeza de que, com resistência e muita luta, só existe uma forma deste país crescer: educação e cultura!

Nós do Jornal Report, amantes da arte e da cultura, apoiamos esta iniciativa e desejamos boa sorte na retomada de atividades do Teatro Ruth Escobar.

 

Teatro Ruth Escobar

Local: Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista – São Paulo – SP