CCBB tem programação especial gratuita no Aniversário de São Paulo com passeio guiado no Centro Histórico

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo oferece atividades especias gratuitas no fim de semana do Aniversário de São Paulo, dias 25 e 26 de janeiro de 2020, sábado e domingo. Últimos dias para visitar a exposição “Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]”

EXPOSIÇÃO

Entrada gratuita

Último fim de semana da exposição

Chiharu Shiota | Linhas da Vida [Lifelines]

Local: CCBB São Paulo

Data: 25 e 26 de janeiro

Sábado e Domingo, das 09 às 21h

A exposição, especialmente concebida para o CCBB, apresenta cerca de 70 obras realizadas no início da carreira da artista (1994) até trabalhos inéditos. Inclui ainda uma instalação site specific (Além da Memória, na rotunda do CCBB), em diálogo com a arquitetura monumental e histórica do edifício. A obra de Shiota existe a partir de seu percurso e de sua existência, o que lhe atribui uma essência autobiográfica. Muito de sua produção, como as instalações, é efêmero, assim como é transitório o próprio ciclo da vida. A curadoria é de Tereza de Arruda e a exposição fica em cartaz até 27 de janeiro (segunda).

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo site ou app Eventim ou emissão de ingresso gratuito na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: livre

MÚSICA

Grátis e aberto ao público

Programação especial no aniversário de São Paulo

Domingos Musicais no CCBB

26 de janeiro – Show Mustache e os Apaches

Domingo, 16h30, na frente do CCBB

Série de apresentações musicais gratuitas, em palco móvel, com intuito de promover bandas paulistanas de diversas formações, estilos e gêneros. A programação reúne oito grupos musicais distintos que se apresentam na frente do CCBB aos domingos até 1º de março de 2020.

Sinopse: A banda Mustache & Os Apaches nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte, como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Inspirados inicialmente pelas Jug Bands norte-americanas e pelos espetáculos do Circo Vaudeville, iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo destacaram-se por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows, sempre juntando pessoas de uma maneira alegre e espontânea. A banda é formada por: Pedro Pastoriz (Voz, Violão e Banjo), Tomás Oliveira (Contrabaixo e voz), Axel Flag (Voz e percussão), Jack Rubens (Bandolim) e Lumineiro, que toca o original Washboard, uma antiga tábua de lavar roupa.

Classificação indicativa: livre

CINEMA

Todas as sessões são gratuitas nos dias 25 e 26 de janeiro

Lumière Cineasta

Local: Sala de Cinema do CCBB São Paulo

A mostra “Lumière Cineasta”, apresenta um recorte de mais de cem curtas-metragens produzidos pela Societé Lumière entre 1895 e 1905. Divididos em sessões temáticas, os filmes serão apresentados junto a curtas, médias ou longas-metragens realizados por outros cineastas, como Jean Renoir, Jacques Tati, Harun Farocki, Dziga Vertov, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, entre muitos outros. Esta mostra de caráter comparativo busca iluminar os principais aspectos da obra dos irmãos Lumière e repensar a história do cinema de maneira transversal, explorando continuidades entre a produção lumièriana e filmes de diversas épocas. A mostra conta ainda com um curso com duração de quatro aulas relacionando a produção dos Lumière a diversos temas.

Programação

Sábado – 25 de janeiro

16h EM CONSTRUÇÃO [Duração: 109’]

Seleção de 13 Vistas Lumière, 13’ + Miséria em Borinage (Misère au Borinage), de Henri Storck e Joris Ivens, Bélgica, 1933, p&b, 33’, digital e Em comparação (Zum Vergleich), de Harun Farocki, Alemanha, 2009, cor, 60’, digital

18h30 DO POLO AO EQUADOR – EXIBIÇÃO ÚNICA [Duração: 118’]

Vistas Lumière, 20’ + Do polo ao Equador (Dal polo all’Equatore), de Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, Itália, 1986, cor, 98’, 16 mm

Domingo – 26 de janeiro

16h OPERÁRIOS, CAMPONESES [Duração: 115’]

Seleção de 10 Vistas Lumière, 10’ + Cedo demais, tarde demais (Trop tôt, trop tard), de Jean-Marie Straub & Danièle Huillet, França/Egito, 1982, cor, 105’, digital

18h10 A VIDA EM ATO [ Duração: 98’]

Seleção de 12 Vistas Lumière, 12’ + O movimento das coisas, de Manuela Serra, Portugal, 1985, cor, 88’, digital

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme

PROGRAMA EDUCATIVO

Grátis

Programação especial no aniversário de São Paulo

Lugar de Criação Especial – Aniversário de São Paulo – Trocação de Histórias – Derivas da Memória

25 de janeiro (sábado) – às 10h, às 12h e às 14h

26 de janeiro (domingo) – às 10h e às 14h

Duração de cada sessão: 2h

Local: rotunda e ambiente externo

Para esta edição do Derivas da Memória, o Programa CCBB Educativo Arte & Educação convida o público para uma conversa sobre a história do centro de São Paulo desde o período colonial até o apogeu do café no Estado. 

Programação completa em ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

PASSEIO A PÉ NO CENTRO HISTÓRICO

Grátis

Programação especial no aniversário de São Paulo

Passeio a pé

Data: 25 de janeiro

Sábado, às 11h e às 15h

Inscrições a partir de 1 hora antes do início do passeio

No Aniversário de São Paulo, o CCBB promove um passeio a pé pelo Centro Histórico da cidade de São Paulo com guia de turismo. O ponto de encontro é no CCBB e no trajeto estão cartões postais como a Praça da Sé, Largo São Bento e o Pátio do Colégio. Na volta, os participantes podem conhecer o prédio do CCBB e aproveitar sua programação gratuita.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Aberto todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Informações: (11) 4298-1270