Adaptação da obra “O Pequeno Príncipe” estreia no Teatro Folha

O Pequeno Príncipe - Foto: Will Siqueira

O espetáculo para crianças “O Pequeno Príncipe” estreia no Teatro Folha numa encenação que integra o trabalho de ator com manipulação de bonecos e técnicas de teatro com luz negra. Adaptada e dirigida por Ian Soffredini, a peça estreia dia 09 de março e será apresentada aos sábados, domingos e feriados às 16h.

A peça é uma adaptação da obra homônima escrita pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943. O livro se tornou um clássico da literatura universal, traduzido em mais de 220 idiomas e dialetos.

O Pequeno Príncipe mora no asteroide B-612 com uma rosa, baobás e três vulcões. Um dia ele pega carona numa revoada de pássaros e vai conhecer novos mundos e pessoas. Depois de passar por diversos planetas e conhecer inusitados personagens, como, o Rei, o Homem de Negócios e o Vaidoso, acaba caindo no planeta Terra, em pleno deserto do Saara. Na Terra conhece o narrador, que coincidentemente sofreu uma queda de avião no mesmo local.

O diretor Ian Soffredini conta que ao adaptar a obra literária preservou ao máximo as imagens poéticas sugeridas pelo autor e concentrou o foco  em criar uma ação dramática, fortalecendo, assim, a narrativa da peça. “O livro começa contando a história do aviador e depois conta a história do Pequeno Príncipe. Eu fui direto à história do Pequeno Príncipe, destacando a ação e o que acontece com ele. O primeiro ato mostra a viagem do personagem pelos planetas. O segundo ato mostra as experiências dele na Terra”, explica o diretor.

A equipe encena o texto destacando a sensibilidade e a visão poética sobre a vida e as relações, que é um dos pontos fortes da obra de Saint-Exupéry. A montagem leva o conteúdo da obra para um mundo de sonho e fantasia, por meio de uma estética visual rica, colorida, capaz de despertar a imaginação das crianças e emocionar aos adultos. Assim como a obra literária, a peça se comunica com o público de todas as idades.

Ian Soffredini conta que a mistura de linguagens – interpretação, manipulação de bonecos, objetos e formas inanimadas e luz negra – foi experimentada de maneira a reforçar o significado de cada cena e ressaltar a função de cada personagem da peça.

FICHA TÉCNICA

  • Dramaturgia e Direção: Ian Soffredini (baseado no livro de Antoine de Saint-Exupéry)
  • Elenco: Enrico Verta, Luiza Arruda, Mari Williams, Nathalia Kwast, Patrick Aguiar, Rafael Rilo e Tita Azevedo
  • Direção de Arte: Sidnei Caria
  • Cenografia, Figurinos, Bonecos e Máscaras: Sidnei Caria, Silas Caria e Tete Ribeiro
  • Costureira: Cidinha André
  • Direção de Manipulação de Bonecos: Wanderley Piras
  • Música Original: Ricardo Severo    
  • Fotografia, Produção Executiva e Administração: Will Siqueira
  • Desenho de Luz: Diego Rocha
  • Assessoria de Imprensa: Claudio Marinho 
  • Coordenação de Marketing: Emanoela Abrantes 
  • Criação Gráfica: Marjorie Costa 
  • Mídias Sociais: Pedro Tavares 
  • Equipe Técnica: Jardim Cabine
  • Realização: Dulion Participações e Serviços Teatrais LTDA.

O PEQUENO PRÍNCIPE

Local: Teatro Folha

Estreia: 09 de março

Temporada até: 25 de agosto. Sessões extras dias 19/04, 01/05, 20 e 21/06

Apresentações: sábado e domingo, às 16h

Ingresso: R$40,00 (setor único) *

Duração: 50 minutos

Classificação etária: 03 anos

*Valor referente a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

TEATRO FOLHA

Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 – Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site:www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: segunda e terça-feira, das 14 h às 16 h; quarta e quinta-feira,  das 14h às 21h; sexta-feira, das 14h às 21h30; sábado, das 12h às 23h59; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.