Dia Mundial da Síndrome de Down – histórias positivas abrilhantam a data

Renata Spallicci e Neco

Dia Mundial da Síndrome de Down: “contratar um colaborador com Down transformou as nossas vidas para melhor”, afirma empresária

Um exemplo de superação e de boas iniciativas de integração social é a história do Neco, que tem Síndrome de Down e trabalha há 12 anos na Apsen Farmacêutica e contagia a todos com sua alegria e amor, além de ser um profissional dedicado.

Hoje, dia mundial da Síndrome de Down, 21 de março, histórias positivas abrilhantam a data e mostram que felizmente o Brasil está caminhando para um cenário de mais inclusão e empatia. Uma destas histórias é o caso do ‘Neco’, que tem Down e trabalha na Apsen Farmacêutica há 12 anos e demonstra competência profissional e dedicação ao trabalho, recebendo de volta amor e reconhecimento de todos.

A empresária e diretora executiva da Apsen, Renata Spallicci conta como foi o início desta integração do Neco aos quadros da empresa: “O Neco é filho do seu Manuel e da Dona Maria, donos de um bar que ficava em frente a Apsen. Então um dia meu pai teve a vontade de contratá-lo, com um projeto de inclusão para a região em que a está situada. No início ele não conversava tanto e tinha um vocabulário muito restrito e ele se desenvolveu muito. Ele atua no financeiro e faz um trabalho de office boy interno. A partir daí desenvolvi um relacionamento muito próximo com a familia do Neco. Hoje o pai dele ja é falecido, mas somos próximos da mãe, das irmãs, sobrinhos e isso é muito importante tanto pra nós como para eles”.

Renata elogia o trabalho do colaborador e seu comportamento no ambiente da empresa: “Ele é um ótimo colaborador, leva e traz documentos, conhece todo mundo na empresa, conhece os processos e também é muito querido aqui por todos. O Neco tem um ótimo senso de humor, é muito engraçado e isso nos contagia positivamente. Ele traz para o ambiente corporativo muito mais leveza e amor, é divertido trabalhar com ele. Todos os colaboradores tem um carinho por ele muito grande e existe uma sinergia, uma recíproca”.

A empresária afirma que a contratação não trouxe apenas benefícios ao colaborador, mas também a todos na empresa: “O Neco está conosco há mais de 12 anos. Antes ele tinha apenas o convívio com a própria família até entrar pra Apsen, então isso foi importante para o desenvolvimento social dele. Na época que ele veio para a empresa trabalhava no mesmo departamento que ele, o financeiro, então ficamos muito próximos e essa proximidade me ensinou muita coisa. Lembro que um dia ele entrou na minha sala e disse que estava feliz e perguntei o motivo, e ele disse ‘está sol’. Isso me fez refletir e mudou minha postura diante de algumas situações da vida. Às vezes não damos valor às coisas e em meio aos nossos problemas, dai esquecemos de ver a beleza da vida. E o Neco está ali para nos lembrar disso e mostrar com o próprio exemplo de superação que a vida pode ser melhor se decidirmos mudar nosso posicionamento e ‘ver o sol’ mesmo em meio a tempestades”.

Fotos:  Thaiz Cardoso / MF Press Global Por: Hebert Neri