“Des.Esperados” comédia dirigida por Marco Antônio Pâmio na Escola Wolf Maya

Com direção de Marco Antônio Pâmio, a comédia Des.Esperados estreia no dia 24 de junho (segunda) no Teatro Nair Bello, onde realiza apenas mais duas sessões nos dias 25 e 26 (terça e quarta), sempre às 21 horas.

O espetáculo, cujo elenco é formado por alunos do 5º Módulo – Turma M5D da Escola de Atores Wolf Maya, é um estudo sobre duas peças do inglês Alan AyckbournFaz de ContaEntre Amigos que, além de integrarem o rol de suas melhores comédias, possuem um traço temático comum: a espera, pessoas à espera de outras.

Nascido em 1939, Alan Ayckbourn é um dos expoentes do teatro contemporâneo inglês, tendo escrito mais de 70 peças teatrais. Seus textos transitam por diversos gêneros – a comédia de costumes, o suspense e até mesmo o terror psicológico -, tendo em comum uma primorosa carpintaria dramatúrgica, além de diálogos fluentes e personagens muito bem construídos. Des.Esperados é a reunião de dois deles e, partindo de Faz de Conta(Role Play) e Entre Amigos(Absent Friends), busca explorar ao máximo o universo ímpar da dramaturgia de Ayckbourn.

Em Faz de Conta,o casal Justin e Julie-Ann esperam pelos pais dela (Derek e Dee) e pela mãe dele (Arabella) para um jantar, no qual Julie-Ann espera que Justin formalize um pedido oficial de noivado. O que não esperavam é que a moradora do andar de cima do prédio (Paige) despencasse, literalmente, na sacada de seu apartamento ao fugir do guarda-costas (Micky) e mudasse radicalmente os planos para aquela noite tão especial.

Já em Entre Amigos, os casais Diana e Paul, Evelyn e John, juntamente com a amiga Marge, esperam pela chegada de Colin, amigo em comum dos cinco, numa tentativa conjunta de consolá-lo pela morte de sua noiva. Apesar de nunca terem chegado a conhecer a garota, eles organizam um chá em sua homenagem e mostram-se preocupados com o que irão dizer a ele. O que nenhum deles esperava é que Colin se mostrasse o mais feliz de todos, e veem seus laços emocionais e problemas conjugais contrastados com a serenidade do visitante recém-enlutado.

Segundo o diretor Marco Antônio Pâmio, “ao brindar a plateia com situações ao mesmo tempo engraçadas, patéticas e muitas vezes absurdas, Alan Ayckbourn brinda também os intérpretes com personagens de traços marcantes e tintas fortes”. Ele explica que estes são os ingredientes perfeitos para o exercício cênico em Des.Esperados, cujo objetivo primeiro é o processo de estudo e de construção de personagens. E Pâmio manda um recado para o público: “Que vocês possam se divertir na plateia tanto quanto nós nos divertimos na sala de ensaio. Com o perdão do trocadilho, vocês não perdem por esperar…”.

Des.Esperados

Dias 24, 25 e 26 de junho

Segunda, terça e quarta, às 21h

Ingressos: R$ 20,00 (vendas na bilheteria do teatro)

Gênero: Comédia. Duração: 1h40. Classificação: 12 anos.

Bilheteria: quarta a sábado (15h às 21h) e domingo (15h às 19h).

Teatro Nair Bello

Rua Frei Caneca, 569 – Shopping Frei Caneca, 3º Piso. Centro – SP/SP.

Tel: (11) 3472-2442.

Ar condicionado. Acessibilidade. Capacidade: 201 lugares.