CAOS chega à capital paulista em curta temporada no Espaço Parlapatões

Impasses e surpresas que todos estão sujeitos a vivenciar no dia a dia da cidade do Rio de Janeiro estão reunidos no espetáculo  Caos, de Rita Fischer, que foi apresentado no dia 15 de novembro durante as Satyrianas e estreou na sexta-feira seguinte, dia 22, no Espaço Parlapatões. A peça estreou em 2018 no Teatro Serrador, no Rio de Janeiro, teve uma turnê de três meses em Portugal (em Lisboa e Porto) e agora vai para a sua sexta temporada, que marcou a sua estreia em São Paulo.

Com direção de Thiago Bomilcar Braga, a montagem é uma reunião de contos que a atriz e idealizadora do projeto escreveu ao longo dos últimos anos. Interferências, desconfortos, possíveis perdas, maus tratos, indiferenças, acidentes e desvios da cidade caos foram todos vividos e experenciados por ela.

A peça convida o espectador a fazer parte do universo autobiográfico de Rita e suas observações sobre os choques urbanos e seus desdobramentos éticos. Em cena, a atriz e idealizadora do projeto divide o palco com a atriz Maria Carol, que empresta sua visão de mundo para movimentar o tráfego e acentuar ainda mais o caos da autora. Ao todo são quinze contos encenados, abordando desde as mazelas sociais ao vício de postar fotos nas redes sociais, passando por sentimentos pessoais de Fischer.

“Achamos de suma importância realizar este espetáculo porque não sou somente eu que vivencio o caos no dia a dia. Estamos literalmente largados numa cidade que já foi maravilhosa e agora é habitada e governada pelo descaso e negligência em quase todas as esferas. E tomando como ponto de partida que o teatro pode ser um grande ‘agente transformador’ para pensarmos e criarmos um mundo melhor, nada mais atual e pertinente do que falar sobre o Rio de Janeiro de uma forma bem-humorada, reflexiva, crítica e atual”, propõe a dramaturga.

Esses contos, que foram sendo publicados ao longo dos últimos anos no Facebook, carregam um grito de dor e amor para tentar tornar um mundo, ou melhor, um Rio de Janeiro melhor. E sendo todos nós criadores do mesmo; porque não? “Caos” fala sobre o humano e sobre essa realidade que vivenciamos, ora como sujeito, ora como objeto desses possíveis e prováveis encontros.

SINOPSE

CAOS é uma reunião de contos que a atriz e idealizadora Rita Fischer escreveu ao longo dos últimos anos sobre a cidade do Rio de Janeiro e os impasses e surpresas que todos estamos sujeitos a vivenciar no dia a dia. Interferências, desconfortos, possíveis perdas, maus tratos, indiferenças, acidentes e desvios da cidade caos. Foram todos vividos e experenciados por ela. O espectador é convidado a fazer parte do universo autobiográfico de Rita e suas observações sobre os choques urbanos e seus desdobramentos éticos.

FICHA TÉCNICA

  • Texto: Rita Fischer
  • Direção: Thiago Bomilcar Braga
  • Elenco: Maria Carol e Rita Fischer
  • Direção de movimento: Luísa Pitta
  • Iluminação: Paulo César Medeiros
  • Figurino: Gábi Castro
  • Trilha sonora: Rádio Lixo
  • Fotos de divulgação: Sergio Porto
  • Produção: Rita Fischer
  • Identidade Visual: David Lima
  • Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

CAOS, de Rita Fischer

Espaço Parlapatões – Praça Roosevelt, 158, Consolação   

Temporada: de 22 de novembro a 13 de dezembro 

Às sextas-feiras, às 21h

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 60 minutos