Após Sucesso no Rio, Charles Möeller & Claudio Botelho trazem ‘PIPPIN’ em curta temporada no Teatro FAAP

Clássico da década de 70 e vencedor de cinco Tony Awards, o musical traz novamente em cena Totia Meireles e grande elenco.

Pippin” revolucionou a Broadway na época de sua estreia, em 1972. Com uma estrutura ousada e a aposta na metalinguagem, o musical arrebatou cinco Tony Awards ao contar a fábula do príncipe Pippin, o herdeiro do trono do rei Carlos Magno, que segue uma atribulada jornada existencial em busca do sentido da vida. Contada por uma trupe teatral, a saga é conduzida por uma mestra de cerimônias e pela música de Stephen Schwartz, autor de “Godspell” (1971), “Wicked” (2003) e vencedor de prêmios como Oscar, Grammy e Globo de Ouro. Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, onde levou mais de 20 mil pessoas ao teatro, o musical desembarca em São Paulo novamente pelas mãos de Charles Möeller & Claudio Botelho, que assinam juntos o seu 43º espetáculo. Com estreia em 19 de julho no Teatro FAAP, o espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Circuito Cultural Bradesco Seguros, terá em cena grande elenco liderado por Totia Meireles.

Este é um musical com muito mais substância e camadas do que se imagina. ‘Pippin’ é uma comédia cínica, que traz um protagonista absolutamente moderno, cheio de dúvidas e questionamentos, com um vazio existencial que jamais será preenchido. É um dos motivos pelo qual é chamado de ‘Hamlet’ dos musicais. Ele rejeita antigos clichês e quebra algumas tradições do gênero. Como se não bastasse, ele retoma essa ideia do ‘teatro dentro do teatro’ e traz um grupo teatral e a figura da mestra de cerimônias para contar a história”, contaCharles Möeller, que adquiriu os direitos do espetáculo com Claudio Botelho após o revival da peça na Broadway em 2013.

Foram necessários quase cinco anos para produzir o espetáculo, que envolve um número grande de atores e músicos em cena. Assim como na temporada carioca, Möeller & Botelhoterão total liberdade de criação, mantendo em cena o clima de magia que envolve a obra original, a começar pelo número inicial, o clássico “Magic To Do”. “O musical fala muito sobre a decisão entre enfrentar um mundo real ou permanecer em um mundo de aparências ou de magia, como o que é mostrado em cima de um palco. É um tema muito atual, em um mundo de redes sociais e realidades falseadas”, analisa Möeller.

Além de toda a sua arrojada dramaturgia, “Pippin” tem ainda uma das mais complexas partituras coreográficas do teatro musical contemporâneo. Dirigido e coreografado originalmente pelo ícone Bob Fosse (1927-1987), o espetáculo conta agora com o coreógrafo Alonso Barros, especialista no estilo de Fosse, responsável por criar toda uma cartilha própria que virou referência em uma série de musicais produzidos nas últimas décadas. Möeller & Botelho convocaram para a ficha técnica novos e antigos colaboradores, como o cenógrafo Rogério Falcão (com mais de vinte projetos idealizados para a dupla), o iluminador Rogério Wiltgen (“Rocky Horror Show), a figurinista Luciana Buarque (“Os Saltimbancos Trapalhões) e o diretor musical Jules Vandystadt (“Beatles Num Céu de Diamantes). Parceira da dupla desde 2003, Tina Salles assina, mais uma vez, a Coordenação Artística.

Sinopse:

Liderada pela mestra de cerimônias (Totia Meireles), uma trupe convida a plateia a mergulhar na magia do teatro e conhecer a fábula do príncipe Pippin (João Felipe Saldanha), filho do rei Carlos Magno (Fernando Patau). Em busca de autoconhecimento e de um sentido para a sua vida, ele enfrenta batalhas, experimenta o poder, a simplicidade e o amor.

  • Elenco: Totia Meireles, João Felipe Saldanha, Mira Haar, Fernando Patau, Mariana Gallindo, Thiago Machado, Bel Lima, Andreza Medeiros, Giu Mallen, Gustavo Della, Pedro Burgarelli, Pedro Sousa, Renato Bellini, Sandro Conte e Vanessa Costa.
  • Um espetáculo de CHARLES MÖELLER & CLAUDIO BOTELHO
  • Texto de ROGER O. HIRSON
  • Música & Letra de STEPHEN SCHWARTZ
  • CHARLES MÖELLER – Direção
  • CLAUDIO BOTELHO – Versão Brasileira
  • JULES VANDYSTADT – Direção Musical
  • ALONSO BARROS – Coreografia
  • ROGÉRIO FALCÃO – Cenário
  • LUCIANA BUARQUE – Figurinos
  • MARCELO CLARET – Design de Som
  • ROGÉRIO WILTGEN – Iluminação
  • BETO CARRAMANHOS – Visagismo
  • TINA SALLES – Coordenação Artística
  • CARLA REIS – Coordenação de Produção

PIPPIN

Teatro FAAP (486 lugares)

Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

Temporada: 19 Julho a 18 Agosto

Sextas-feiras, às 21h / Sábados, às 17h e às 21h / Domingos, às 15h e às 19h

Ingressos: de R$ 75,00 a R$ 120,00

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Vendas: faap.br/teatro

Bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 20h. Domingo das 14h às 17h.

Aceita cartão de débito e crédito: Visa, Master ou Dinners. Não aceita cheque.

Estacionamento gratuito, com vagas limitadas. Acesso para deficiente. Ar-condicionado.