Anette Naiman e Dani Moreno em O BOTE DA LOBA no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Plínio Marcos é considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros. Sua obra O Bote da Loba foi escrita em 1997, e permaneceu inédita por quase 20 anos até a montagem realizada pelo Teatro Garagem em 2016. Esta obra, que integra o Projeto Noites Sujas que ocupará até o fim do mês de julho o Teatro de Arena, aborda o universo feminino sob a ótica de duas mulheres que se encontram para uma sessão de tarô. Veriska (Anette Naiman), a maga vidente, através dos seus poderes místicos, tentará ajudar a cliente Laura (Dani Moreno), mulher casada e reprimida, a libertar-se de suas angústias e de seu sofrimento.

Penúltimo texto escrito pelo polêmico dramaturgo em 1997, dois anos antes de sua morte, O Bote da Loba traz à tona temas e questões atuais de extrema relevância para nossa sociedade. A obra gira em torno, principalmente, da questão do prazer feminino, reprimido por tantos milênios e considerado como “tabu” até os dias de hoje, abordando o encontro entre o prazer feminino, proibido historicamente com a perpetuação de uma cultura misógina, machista e patriarcal, e o conhecimento do corpo feminino, onde há uma protagonização de tal busca por duas mulheres. De acordo com o autor, seus textos poderiam ser utilizados como referência para a percepção temporal do desenvolvimento da sociedade brasileira. Plínio foi um homem de seu tempo, retratou aquilo que vivenciava cotidianamente, observando e registrando a visão da sociedade de sua época. Seus textos podem ser utilizados como documentos históricos, pois retratam valores, costumes e pensamentos do passado, de um tempo de uma sociedade, e comprovam se a sociedade brasileira, ao longo dos anos, progrediu e caminhou para a modernização de um pensamento social. Consequentemente, seus textos tornaram-se clássicos da dramaturgia brasileira.

Ficha Técnica

  • Direção, luz e sonoplastia: Marcos Loureiro
  • Elenco: Anette Naiman e Dani Moreno
  • Figurino: Anette Naiman e Dani Moreno
  • Assessoria de imprensa: Morente Forte (da peça) e Adriana Monteiro (do teatro / Projeto Ocupação Noites Sujas)
  • Fotos: Priscila Prade
  • Arte: André Kitagawa
  • Apoio: Pop Vegan Food
  • Realizacão: Teatro Garagem

O BOTE DA LOBA

Teatro de Arena Eugênio Kusnet (99 lugares)

Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque

Informações: (11) 3256-9453

Bilheteria: abre uma hora antes do espetáculo. Pagamento somente em dinheiro pela Funarte e em cartão de débito e crédito pela produção. Acesso para cadeirantes.

Quartas às 20h

Ingressos: R$ 20

Duração: 60 minutos

Recomendação: 18 anos

Gênero: drama

Estreou dia 22 de maio

Temporada até dia 25 de julho